terça-feira, 24 de abril de 2012

Comendo emoções...





Um dia desses li numa publicação de um dos blogs que sigo uma expressão que me chamou atenção... principalmente pelo fato de se aplicar maravilhosamente a mim.

... e eu comi emoções...

É indiscutível que a obesidade é um fenômeno da contemporaneidade. A comida é apresentada como mais um objeto de consumo, capaz de trazer a satisfação imediata diante das insatisfações.
A busca pelo comer também pode se apresentar como uma tentativa de alimentar fomes de outra origem, que não só a fisiológica, mas não por isso com menos consequências.

As satisfações substitutivas são facilmente utilizadas diante das sensações de mal-estar que permeiam a existência humana. Diante da falta, do limite e perdas, a comida pode ser um objeto que cumpra essa função fantasiosa de satisfação imediata.


Quem nunca se acabou num doce quando estava triste, angustiada, nervosa, feliz, ociosa?! Eu já fiz isso váriasss vezes.

Apesar disso, as consequências são denunciadas por meio do corpo, que expressa esse mal-estar e essa forma de satisfação, muitas vezes desencadeadora de inúmeros prejuízos da ordem da saúde e das relações.

Pensar sobre a sua fome ajuda a entender a sua subjetividade e seus modos de satisfação e sofrimento emocional, muitas vezes reduzidos a um “ataque de comer” onde você "come emoções".

Xêros lights

Um comentário:

  1. Verdade...tudo muito bem explicado...nós temos a falsa impressão que se devorarmos tal alimento tal problema se resolverá...pior o problema continua lá e agora vc ainda tem uns quilinhos extras!!!Muito controle senão a gente dança!!!bjos

    ResponderExcluir