sábado, 28 de abril de 2012

Prazer autista. Que prazer é esse?

Obsessão no prazer proporcionado pela comida.

As vezes damos tanta importância a comida, focamos tanto nossa vida no prazer que ela proporciona que esquecemos das outras mil coisas que nos trazem tamanha satisfação. Pensando nisso vou citar um termo que ouvi numa das reuniões do grupo terapêutico.

O prazer autista.

Hum? Como assim? É uma analogia da psicologia ao comprar o prazer que sentimos em comer, quando este prazer se restringe quase sempre no ato de comer. Um autista não consegue se concentrar nas pessoas a sua volta. Ele elege um objeto e o manipula, quase que o idolatra. Ai de alguém se tirar este objeto de prazer de suas mãos...

Nós, gordinhos de alma, elegemos a comida como ponto alto do prazer e simplesmente nos agarramos a ela como um autista a seu objeto. Ficamos então alheios a tudo e a todos que nos cercam. Alheios aos outros prazeres oferecidos pelas coisas deste mundo maravilhoso.

Vamos contemplar um por do sol, uma caminhada, uma bela musica, uma tarde com algum amigo, o carinho de quem você ama. Isso tudo lhe dá prazer, tenha CERTEZA!

Tá ai meninas... faz muito sentido, não é?? Então vamos colocar em prática! Vamos tirar a comida do pedestal e coloca-la num dos últimos degraus.

Xêros light


8 comentários:

  1. Menina assim como o Austista tem suas maneiras de contornar a sua situação...nós que temos esse problema com a comida vamos contorná-lo....Vamos lá fora olhar os passarinhos cantar..rsrs;Bjos bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Nanda! Temos que nos tornar responsáveis pelos nossos atos!

      Excluir
  2. Nossa pura verdade!
    Nunca tinha visto dessa maneira.. Adorei seu post!

    =**

    ResponderExcluir
  3. Como sempre venho aqui e me deparo com seus textos de conteúdo super inteligente!!!!
    abraços e sim vamos largar esse autismo!^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri... tb adoro seus posts... leio cada frase e em MUITA coisa eu me reconheço! Temos que nos unir e apoiar. Isso é muito importante!

      Excluir
  4. ui guria, pior que é mesmo as vezes eu dou um valor à comida que ela nao merece realmente... as vezes eu vivo pra comer ao inves de comer pra viver.
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. As vezes é incontrolável a vontade de sentir o prazer que uma boa comida nos oferece... mas temos que ser mais fortes, e tomar as rédeas das nossas vidas!
      Xêrosss

      Excluir