quarta-feira, 2 de maio de 2012

Bebeu água? Tá com sede?

Água mineral... água mineral... 





Nada melhor do que relembrar essa musica do Carlinhos Brown que foi um grande hit de carnavais das antigas aqui em Salvador para falar de um assunto muito importante, mas que muitas vezes é deixado de lado pelas amigas leitoras.


Alguma vez quando você sentiu aquela fome numa hora estranha já parou para se perguntar se não era sede?


Isso mesmo S-E-D-E. Segundo um estudo publicado no Journal of Clinic Endocrinology & Metabolism, aproximadamente 40% das pessoas confundem sede com fome e em 100% dos casos, um copo de água alivia a fome noturna.


Mas por quê?


A sede e a fome funcionam como alertas comunicando que o corpo está desidratado ou que há falta energia no organismo. Como essas sensações podem ser geradas simultaneamente, e pela mesma região do cérebro, o hipotálamo, não é raro que as pessoas tenham dúvidas de qual é a real necessidade do nosso corpo. Supomos que estamos com fome, quando na realidade temos sede. Resultado: você acaba beliscando alguns alimentos fora de hora e, aos poucos, cria hábitos que lhe valerão alguns quilinhos.


Outra coisa importante é que não devemos confiar na sede como forma de controle do seu grau de hidratação. Segundo os nutricionistas, quando sentimos sede já estamos desidratados em pelo menos 1% de nosso peso corporal.


 Por isso, fique atento às seguintes dicas:

- Consuma líquidos antes mesmo de sentir sede. Quando a sensação de sede se manifesta é sinal de que o corpo já está desidratando.

-  Tome de 8 a 12 copos de água, que representam de 2 a 3 litros, diariamente.

- Aposte em sucos de frutas naturais, sem açúcar, e chás de ervas (camomila, cidreira, capim-limão). Experimente, também, bater o suco com as folhas e ervas. Por exemplo: maracujá com capim-santo, abacaxi com hortelã, laranja com erva-doce...

- Crie versões de água aromatizada. Adicione gotas de limão, sementes de maracujá, alguns morangos, rodelas de laranja ou folhas de hortelã ou capim-santo. 

- Mantenha sempre uma garrafa de água à mão, seja na bolsa, no escritório, no carro ou em casa. 

- Cuidado. Quando você come menos do que necessita, como nas dietas de redução de peso, sente fome. E aí, reconhecer as necessidades do seu organismo fica ainda mais difícil. Por isso, nada de ficar sem comer por um período prolongado! Lembre-se de que, quando você se alimenta em pequenos intervalos, garante uma taxa de metabolismo adequada, o que ajuda tanto na redução como na manutenção do peso. 



Vamos beber água povooooo!


Hoje tome exatamente 2200ml de liquido entre água e chás. #parabensparamim


Xêros hidratados!


Fonte: 
http://www.sadia.com.br/

4 comentários:

  1. Você é professora de Pilates?
    te mato!!!!te mato!!!!!
    Faço picadinho de você!!!!!
    ahhhhhh porque você não mora aqui em Minas e em Moc hein?
    kkkkkkkkkkkk
    bateu a depre!
    Amore vá em configurações e retire seu verificador de palavras!coloque não para ele que ajuda a gente a comentar mais vezes sem esse incomodo e faça um nós perguntamos e você responde sobre pilates!!!!

    ResponderExcluir
  2. oie flor
    tem selinho p vc no meu blog
    ja te sigo
    bjs

    ResponderExcluir
  3. bá, eu sei que necessito tomar mais água, preciso me educar quanto a isso, agua só faz bem mesmo
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Agua é ótimaaaaaaaa mesmo!
    To numa luta pra ingerir mais de 1 litro!
    Mas vai dar certo!
    rssssss
    bjos

    ResponderExcluir