sexta-feira, 10 de maio de 2013

Por dentro da Videolaparoscopia

Dia 08 de maio de 2013, quarta feira, fui a minha primeira palestra que a equipe do meu médico Dr. Creilsom Campos ministra mensalmente sobre a cirurgia bariátrica. A principio o representante do material cirúrgico nos informou sobre todo equipamento utilizado, inclusive frisaram que a pouco tempo TODO material plástico que entra em contato com fluidos corporais humanos tem que ser descartados após o uso individual. Isso porque algumas partes do material em questão eram esterilizada e reutilizadas em 3 pessoas diferentes (absurdo).


Hoje, apos um escândalo que ocorreu no Rio de Janeiro a uns 5 anos atrás em pacientes de cirurgias de lipoaspiração e algumas outras, inclusive ocorrendo óbitos, a ANVISA proibiu os convênios de reutilizar tais materiais.


Mas vamos ao procedimento cirúrgico em si. 

Abdome insuflado com CO2

Assim que o paciente está totalmente preparado no centro cirurgico, o primeiro procedimento é insuflar o abdome com CO2 (gás cabonico), que ao contrário do O2 (oxigênio) não é inflamável. E para que server isso? Com o abdome insuflado é possível formar um espaço entre a parede abdominal e as vísceras (estomago,intestino, etc) melhorando sua visualizaçao. É neste espaço que todas as manobras cirúrgicas de cortes, grampeamento, etc são feitas.

Cirurgia por videolaparoscopia

O próximo passo é a colocação dos trocartes que são tubos plásticos descartáveis, com pequenas lâminas na ponta que servem para fazer a incisão inicial no abdome do paciente e por onde são introduzidos todos instrumentos como pinças, tesouras, foco de luz,microcâmera de fibra ótica e grampeadores. Feito isso a cirurgia realmente começa. 

Trocarter
Esquema da Videolaparoscopia demonstrando o espaço interno devido a insuflação do abdome e os instrumentos cirúrgicos inseridos pelos trocaters

Todo procedimento é feito com a ajuda de uma microcâmera e um feixe de luz (fibra óptica). Todas as imagens são captadas pelo receptor de vídeo e projetadas num monitor, onde cada cm é visto 20 vezes maior. Hoje em dia a imagem captada é em HD e os monitores são tão tecnológicos quanto, o que oferece uma riqueza impressionante de detalhes, tudo em prol do sucesso do procedimento. 

Videolaparoscopia

O tempo cirurgico varia de pessoa para pessoa, sendo que em pessoas mais obesas, e nos homens (pelo tipo fisico andróide) é mais demorado. A equipe de Dr. Creilson tem o minimo de 55min e o máximo de 3hs.

No termino, o abdome é desinsuflado (pressão manual). Isso não quer dizer que todo CO2 será retirado. Uma pequena parte dele continuará no espaço abdominal e também migrará para a área da axila. Por isso muitos pacientes se queixam de dores decorrentes principalmente desses gases.

Os pontos são internos, desta forma temos 5 incisões minimas com cicatrizes de mesma grandeza. No pós operatório imediato, assim que o paciente acorde, é estimulado a caminhar.

O dreno só é colocado caso tenha alguma intercorrência na cirurgia como a perfuração de algum órgão  como o baço. Em 48 o paciente tem alta e volta para casa.


Espero ter ajudado às pessoas que assim como eu estão na busca de informações sobre a cirurgia bariátrica!

Xêros

6 comentários:

  1. Que legal, adorei esse post.
    Eu que já fiz a cirurgia nunca tinha visto imagens assim.
    Os médicos falam o que vão fazer e o que acontece, mas ver imagens torna mais nítido.
    É uma cirurgia quase sem sangramentos né? Muito legal mesmo.
    Estou torcendo por vc viu?
    Bjuuuuuuuuuuuuuuus.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, muito esclarecedor para quem esta nessa fase, bjúxx querida...

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal, eu nunca tinha visto imagens assim, muito bacana, adorei e realmente quase não tem sangramento, mas cá entre nós, esse gas todo na barriga deve dá uma dor depois....aiai...rsrsrs
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. que bom, pense bem antes de fazer, viu?
    beijos

    ResponderExcluir