quarta-feira, 30 de maio de 2012

Finalmente O que é CETOSE


Bom dia amigas bloguetess! (No hit das empreguetes)

Imagem de Arthur de Pins


Hoje pensei em abordar um assunto que pode ajudar a alguns no seu emagrecimento...

O que é CETOSE?

Cetose é um estado metabólico que ocorre quando o fígado começa a converter a gordura do corpo em ácidos graxos e corpos cetônicos que será usado pelo corpo como fonte de energia.

Da se inicio a cetose quando o corpo usa os depósitos de gorduras como fonte de energia, exatamente quando não há mais carboidratos.

A subnutrição e a diabetes não controlada podem produzir cetose.

Uma amiga, a Simone do blog  "Aos pouco, vou eliminando a obesidade da minha vida."  ainda deu uma complementada sobre a cetose e a diabetes!

"Só dando uma reforça pra quem é diabetico ou hipertenso, não é indicado que o corpo passe por esse processo, pois essas doenças pode gerar uma sobre carga para o sistema renal, neste processo ao inves do rins fazer sua filtragem normal ele é sobrecarregado de proteina e a uma quebra de proteinas, então pra quem é diabetico, pode entrar num quadro conhecido como cetoacidose diabetica e consequentimente realizar dialise. ISSO É IMPORTANTE PRA QUEM É DIABETico,digo isso pra quem tem diabetes."

A cetose é considerada tóxica para as células, podendo acarretar alguns problemas. A pessoa em fase de cetose expele através da respiração um odor desagradável peculiar (halito cetônico) em algumas pessoas aparecem também náuseas, enjôos e dor de cabeça. (calma, só no inicio mesmo, e se você descuidar e ficar mais do que 6 horas sem se alimentar).

Quando uma pessoa fica muito tempo sem se alimentar ou faz o corte rigoroso de alimentos em aproximadamente 3 dias ( lembram do meu projeto 3 dias até a cetose?) o  corpo entra em cetose, e começa a perder peso muito rapidamente (#fato). Mais nao dura muito tempo, pois, com 1 simples pedaço pão ou a ingestão de qualquer outro carboidrato o estado de cetose é interrompida. (Na verdade se você conseguir manter a dieta sem deslizes o processo cetônico é duradouro sim)

Temos que tomar muito cuidado com esse processo pois, pode o correr o “emagrece e engorda” o famoso “efeito sanfona”, você diminui a alimentação para emagrecer, como o nosso corpo é sábio ele começa a diminuir o metabolismo e se programa para absorver e armazenar tudo que você vier a ingerir, o correto e não deixar o corpo sentir fome e praticar atividade física, para não acabar perdendo massa magra, pois quanto menos músculo menor será seu metabolismo.

Este processo pode dar um up no seu emagrecimento, mas deve ser feito por um curto periodo de tempo, ou como eu faço, com acompanhamento medico/nutricional.

Quem se habilita a dar um gás na dieta?? Qualquer duvida é só falar.

Bjo grandeee e boa quarta!

12 comentários:

  1. Perfeito o texto.

    Só dando uma reforça pra quem é diabetico ou hipertenso, não é indicado que o corpo passe por esse processo, pois essas doenças pode gerar uma sobre carga para o sistema renal, neste processo ao inves do rins fazer sua filtragem normal ele é sobrecarregado de proteina e a uma quebra de proteinas, então pra quem é diabetico, pode entrar num quadro conhecido como cetoacidose diabetica e consequentimente realizar dialise. ISSO É IMPORTANTE PRA QUEM É DIABETico,digo isso pra quem tem diabetes.

    Mas pelo que vejo você tem um bom acompanhamento e é bem orientada, então amada se esta dando certo e tem acompanhamento perfeito pra você, use e abuse do que a ciência pode lhe oferecer, te desejo muito sucesso e ja esta tendo, super beijo e fique na paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, obrigada pelo complemento das informações! Aproveito e vou copia-las e cola-las no corpo do meu texto com as devidas referencias!

      Excluir
  2. ola querida adorei sua dica e saber essas coisas é muito bom to te seguindo super beijo.....

    ResponderExcluir
  3. oie flor
    amei a dica...

    beeijos

    ResponderExcluir
  4. OI minha linda
    Muito interessante o texto,
    eu mesmo nunca tinha ouvido falar em Cetose.
    Mas pra mim não rola não!
    Não consigo diminuir mais do que eu como eu sou muito esfomeada e tenho que comer uma quantidade certa para não atacar a geladeira e os armários kkkkkkkkkkkk
    Um beijo

    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já fiz a Dukan ano passado e queria muito fazer agora.
    Mas infelizmente, basta tirar as frutas e fibras e meu intestino fica off!

    Realmente ajuda a dar aquele up!

    Gostei do post! Beijoca!

    ResponderExcluir
  6. Oi flor
    gostei do post, não sabia o que era cetos até então... haha
    beijos e boa quarta

    ResponderExcluir
  7. Olá tdo bem?????
    adorei seu cantinhoo viu?? e mto interessante o que vc postou, temos que ficar espertas com a alimentação...

    Beijooocas e ótima semanaaaa...

    ResponderExcluir
  8. Menina não fazia idéia disso!!!
    Como é bom ser atualizada nesses assuntos!
    As nutricionista indicam isso??
    Tenho horario com a minha terça que vem!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Dieta Cetonica não é muito usada pelos nutricionistas não... pq envolve muita coisa além do simples fato de comer. Pq se não vc emagrece mas não tem suporte para conseguir manter o peso e acaba caindo no efeito sanfona. Mas converse com sua nutri, e veja com ela s tem como vc fazer algumas semanas intercalando a dieta q ela prescrever com a da cetose.

      Excluir
  9. Adorei o post. É sempre bom ficar informada...
    Beijinhos e boa noite!!!

    ResponderExcluir
  10. yes, muito joia o post parabens lamarque

    ResponderExcluir