domingo, 27 de janeiro de 2013

RITUALE


No inicio do ano eu mentalizei uma palavra. PLANEJAMENTO. E pensei em tê-la como um mantra a ser repetido diariamente já que até então, na minha velha/nova análise de final de ano percebi que uma boa parte da minha ansiedade vem da falta de planejamento dos meus atos. Em contra partida, a menos de uma semana eu estava conversando com alguém sobre dietas e como é difícil segui-las pois são recheadas de regras e afins. Neste mesmo papo fui bem incisiva sobre meu repúdio pelas regras e imposições em todas dietas que já fiz e que estou de saco cheio disso, o que me fez desanimar ainda mais e ver os planos de corpo e mente em ordem irem por água a baixo. Eis que estou em casa sozinha em pleno domingo depois de um dia cansativo num curso prático de hidropilates, onde conheci uma moça com um belo corpo e com uma história de disciplina e ritualização com esportes, alimentação, saúde, estética... e pasmem. Ela sente prazer em correr, em lutar, em comer coisinhas saudáveis... Mais uma vez me veio a história das regras em mente. E minha conclusão final é que sem incorporar novos hábitos ao meu dia a dia e principalmente torna-los prazerosos, vou continuar gorda e me sentindo incapaz e derrotada.

Aproveitei o tempo no banho, para pensar um pouco mais sobre o assunto. Pensei em como as coisas cotidianas do dia a dia, que deveriam ser prazerosas estão se tornando um tédio para mim. Um exemplo? Meu banho, no dia de lavar o cabelo, sim isso mesmo... lavar meu cabelo de uns tempos para cá se tornou um saco. Antes o que era normal e até prazeroso hoje é entediante, cansativo e frustrante... até ao ponto de pensar em cortar o cabelo bem curtinho. Isso mesmo... cortar. Mas quem disse que podemos resolver nossos problemas e diferenças ignorando-os ou até mesmo cortando/arrancando?! Depois de pensar nisso, e em como parece ridiculamente estranho vi muito sentido em tudo que estoufalando.

Mais uma palavra veio a minha mente. RITUALIZAÇÃO. Entrei no Google e fiz uma busca na Winkpédia e encontrei algumas coisas interessantes: De acordo o dicionário eletrônico Michaelis, Ritual tem a seguinte definição: adj m+f (lat rituale) 1 Pertencente ou relativo aos ritos. 2 Que contém os ritos. sm 1 Livro que contém os ritos, ou a forma das cerimônias de uma religião. 2 Cerimonial. 3 Conjunto das regras a observar; etiqueta, praxe, protocolo.

O ritual não está apenas ligado à religião ou formas de expressão religiosa. Um ritual acontece em concomitância de sujeitos, tempo e espaço. Necessita, também, de objetivos, procedimentos, técnicas, instrumentos, objetos...

Um ritual pode ser executado em intervalos regulares ou em situações específicas. Pode ser executado por um único indivíduo, um grupo, ou por uma comunidade inteira; pode ocorrer em locais arbitrários, específicos, diante de pessoas ou privativamente. Os propósitos dos rituais são variados sendo característicos de quase, se não todo das as sociedades humanas conhecidas, passadas ou atuais.

Vamos pensar... Um estudante de cursinho pré-vestibular que tem como objetivo entrar no curso/faculdade da sua escolha precisa criar hábitos diários de estudar, dormir bem, se alimentar, ter um tempo livre para descansar etc. Tudo isso é um ritual diário. A mesma coisa acontece com um atleta que busca uma medalha em determinada competição. Ele tem horários para treinar, dorme cedo, se alimenta bem, abre mão de noitadas, estuda seu oponente, tudo isso com o objetivo da vitória.

Vendo assim é muito fácil dizer que para todo emagrecimento de sucesso é necessário um ritual e ainda mais. É necessário sentir prazer nas pequenas coisas do dia a dia para tornar a jornada menos árdua e mais estimulante.

Vamos ao que interessa. Vou elaborar um ritual diário de coisas que devo fazer diariamente durante a semana, incluindo beber água!! rsss E durante o dia e a execução das tarefas vou assinalando-as como cumpridas.

Vamos torcer para dar certo. Vou criar uma planilha para seguir como um roteiro. Depois posto aqui para vocês. Vamooo que vamoooooooooooooooooooooooooooooooooooooo! E ai... o q vc achou desta minha reflexão?

3 comentários:

  1. a força do planejamento funciona.....
    beijos e linda semana querida, estou esperando a postagem

    ResponderExcluir
  2. Eu de uma semana pra cá ja venho encarando meu dia a dia como um ritual... sem direito a folgas nos finais de semana..tudo devidamente planejado e cronometrado..rs.. bjokas lindeza e boa sorte na retomada

    ResponderExcluir
  3. Oi querida te sigo a algum tempo,
    mas comento pouco. Sumi tb do blog e estou voltando.
    Adorei sua reflexão e é muito verdadeira...
    Espero que consiga passar pelo" rituale " e aproveitar
    cada detalhe do caminho.
    Vamos juntas. Bjao
    Otima semana

    ResponderExcluir