terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Indicações e Contra-indicações da Cirurgia Bariátrica - Pesquisa




Hoje resolvi fazer um post sobre um assunto que venho pesquisado...
Ainda não consegui marcar a consulta com o médico, pois só vou ter o feedback sobre a permanência dele no meu plano dia primeiro... enquanto isso ando conversando com algumas pessoas e todas estão me apoiando nesta minha jornada. Vamos ver no que dá.

Bjo

Indicações para cirurgia bariátrica

Para que um paciente com obesidade seja operado é preciso que cinco condições sejam preenchidas.

Idade

Normalmente as idades limites para se submeter à cirurgia bariátrica estão entre 18 e 65 anos. No entanto, aqui cada caso deverá ser examinado separadamente. Algumas pessoas mais jovens e outras com mais idade que os limites estabelecidos têm sido operadas.

IMC (Índice de Massa Corporal)

As indicações para cirurgia bariatrica são feitas quando o IMC (PESO EM Kg / ALTURA EM METROS ao quadrado) está acima de 40. No caso do paciente apresentar alguma doença relacionada com obesidade, que são chamadas de comorbidades (hipertensão, diabetes, artrite...) o IMC necessário para ser indicada a cirurgia é de 35.

Exames

É preciso que os exames que são realizados antes da operação mostrem que o paciente poderá ser operado com o mínimo de risco. Se houver alguma alteração, o paciente deverá ser tratado do problema antes da cirurgia.

Querer operar

Este é um dos aspectos mais importantes e por vezes demorado. Para decidir-se pela cirurgia bariatrica é fundamental que o paciente tenha acesso a todas as informações relacionadas com a operação que pretende se submeter assim como o pós operatório imediato e tardio. Para isto ele conta com este site, com as reuniões (que são realizadas no Centro de Convenções do Edifício número 1 da Av. Rio Branco, na Praça Mauá, no centro da Cidade do Rio de Janeiro) e com a ida ao consultório onde qualquer dúvida que persistir deverá ser esclarecida.
O tempo aqui é variável, com alguns decidindo-se mais rápidamente que outros. Lembre-se que todas as dúvidas devem ser esclarecidas antes da decisão de operar.

Casa de Saúde e Equipe Médica

É preciso que o paciente possa ser operado pela equipe médica (geralmente 3 cirurgiões, 2 anestesistas e uma instrumentadora) em Hospital que esteja aparelhado para o tratamento de pessoas com obesidade mórbida.

Contra-indicações para cirurgia bariátrica 

A cirurgia está contra-indicada em pacientes que têm alta propensão a não seguir as instruções pós-operatórias e o acompanhamento médico bem como naquelas situações médicas que possam representar risco adicional não justificável para o paciente. Assim, as contra-indicações são:


  • Pacientes com depressão endógena, alcoólatras e usuários de drogas;
  • Pacientes que, devido à instabilidade emocional e/ou psicológica, venham a considerar impossível o acompanhamento e a obediência às instruções dietéticas pós-operatórias;
  • Crianças e adolescentes, exceto em situações médicas especiais e nas mulheres grávidas;
  • Pacientes com hérnia hiatal volumosa, varizes esofágicas, doenças imunológicas ou inflamatórias do trato digestivo superior que venham a predispor o indivíduo a sangramento digestivo ou outras condições de risco;
  • Pacientes com doença cárdio-pulmonar severa e descompensadora que influenciem a relação risco-benefício;
  • Pacientes que tenham tido ou suspeitado de alguma manifestação alérgica a algum dos componentes do sistema.


3 comentários:

  1. Oi meu anjo.
    E como vc esta?
    Ta melhor?
    Achei vc tão borocoxô de um tempo pra ca?!
    Ta mais animadinha!?
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. lindeza.. avalie tudo com calma e com tempo.. pese os prós e contras.. e te desejo todo sucesso seja em qual for a sua escolha.. bjooooo

    ResponderExcluir